Oi, caro aventureiro. Sim, aventureiro. Mas é claro, você só pode ser um aventureiro de carteirinha pra querer dormir num espaço de 3 ou 4 metros quadrados durante sua trip. E nesse post aqui vamos falar como montar um roteiro!
Nós também somos aventureiros. Somos André e Gra, e moramos numa Kombi há mais de um ano. E posso te contar um segredo? Nossa Kombi é mutante, tipo uma integrante dos Transformers. Ela já foi chalé nas montanhas, bangalô pé na areia, cabana na floresta e mesmo que pequenina em seu interior, conta sempre com um quintal imenso.
É ela que nos leva e hospeda em todos destinos que escolhemos. Bacana, né? Mas planejar o roteiro desses destinos é parte crucial para a trip. É nessa hora que decidimos como vamos, por onde e quanto tempo precisaremos para conhecer tudo que planejamos.
E esse são os pontos que levamos em consideração quando montamos um roteiro.
1. Época/estação do ano
É um fator crucial para que saibamos em qual direção estará nosso destino. Calor ou frio, sol ou neve, a leveza do biquini ou o estilo do casaco de couro. Cada data tem um clima diferente, assim como cada destino tem suas atrações voltadas à específicas épocas do ano.
2. Atrações
A vibe do viajante determina a vibe da viagem. E, por isso, as atrações de cada destino devem estar de acordo com as suas preferências enquanto viajante.
Há atrações para os aventureiros como, por exemplo, Florianópolis em Santa Catarina, com suas trilhas e praias paradisíacas, atrações para os casais apaixonados como Gramado e Canela no Rio Grande do Sul, atrações para os curiosos como as cidades históricas de Minas Gerais e até para os que querem somente fugir dos grandes centros pra relaxar, como os interiores.
3. Pedágios e condições das estradas
Esse é um pequeno ponto a se considerar quando listar os “obstáculos” em um roteiro. Normalmente, esses dois itens têm relação proporcional, ou seja, quanto mais pedágios, melhores serão as condições das estradas. Mas isso não é nenhuma regra, portanto, use os meios que preferir para descolar as melhores estradas e não precisar pagar por transitar nelas.
4. Combustível
Um roteiro inclui não só o caminho traçado, mas também a quantidade de paradas, sua velocidade e os quilômetros percorridos por trajeto. E seu bolso agradecerá se você conseguir encaixar um bom custo-benefício no consumo do combustível. As dicas são:
- diminua a velocidade, afinal, você está passeando;
- use apps para achar postos de gasolina com preços de combustível bacanas.
5. Apps
Usemos a tecnologia a nosso favor, não é mesmo? Há diversos apps que podem te ajudar na hora de escolher sua rota, dos pagos aos grátis. Mas os grátis são suficientes, acredite. Segue relação:
- Google Maps ou Maps.me: as melhores atualizações de toda malha rodoviária. E você pode baixar os mapas para utilizá-los offline.
- iOverlander e MaCamp: para encontrar o melhor lugar para estacionar seu veículo, seja num camping, estacionamento, posto de combustível com estrutura ou pontos seguros previamente cadastrados por outros viajantes.
6. Facilidades para motorhome
Temos tudo o que precisamos em nossa kombi, mas se o local que escolhermos contar com alguma facilidade como ponto de energia ou uma torneira, ajuda muito! E com esses dois apps aí de cima você consegue achar facilidades como essas e várias outras como lugares específicos para descarte de dejetos, oficinas mecânicas e elétricas, e por ai vai.
Nos cabe lembrar, que não conseguimos até hoje seguir 100% de um roteiro. Mas não porque ele é ruim. É que sempre surgem boas indicações de moradores locais ou amigos da estrada que nos fazem desviar a rota. E nunca nos arrependemos! Mesmo com todo conteúdo online hoje em dia existem algumas atrações que somente os locais conhecem. Então, fica mais essa dica pra vocês.
Aproveitem cada segundo da viagem e da experiência de viver em um carro.
Sobre Soul Nomade
André e Graciele, um aficionado por aventuras e adrenalina que pensa falar com os animais e uma divertida esportista buscando novas experiências espirituais. Juntos, começamos em 2018 uma jornada em busca das mais lindas paisagens da América do Sul à bordo de uma Kombi chamada Maionese. Afinal, por que não viajar na maionese?
Onde você encontra a gente?
Instagram: @soulnomade
Youtube: Soul Nomade